Warning: session_start(): open(/tmp/sess_e8baf25ffc72475897f5cab1face679a, O_RDWR) failed: No space left on device (28) in /home/ofaj/public_html/pesquisa_conteudo.php on line 157

Warning: session_start(): Failed to read session data: files (path: /tmp) in /home/ofaj/public_html/pesquisa_conteudo.php on line 157

Warning: session_start(): open(/tmp/sess_c64d64d2a606a99d0f8a0ef0e239d3aa, O_RDWR) failed: No space left on device (28) in /home/ofaj/public_html/include_contador.php on line 4

Warning: session_start(): Failed to read session data: files (path: /tmp) in /home/ofaj/public_html/include_contador.php on line 4
-] INFOhome - GRUPOS DE PESQUISA - GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA EM MEDIAÇÃO E COMUNICAÇÃO DA INFORMAÇÃO (GEPEMCI) - O PROFISSIONAL DA INFORMAÇÃO COMO AGENTE MEDIADOR DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL [-
GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA EM MEDIAÇÃO E COMUNICAÇÃO DA INFORMAÇÃO (GEPEMCI)


  • O Grupo de Estudos e Pesquisa em Mediação e Comunicação da Informação (GEPEMCI), vinculado à Universidade Federal da Bahia (UFBA) e ao seu Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI), foi criado e certificado pelo CNPq no ano de 2006, sob a liderança das Profas. Henriette Ferreira Gomes e Raquel do Rosário Santos.

    Suas pesquisas focalizam a mediação e comunicação da informação; a mediação implícita e explícita; a mediação consciente; os dispositivos de mediação da informação; as ambiências informacionais; a mediação da leitura e da escrita; mediação e memória social; o papel, a atuação e a formação do mediador da informação; as mediações para o desenvolvimento de competência crítica em informação; mediação e cultura informacional; as novas relações entre sujeito e informação para o acesso, uso e apropriação da informação.

O PROFISSIONAL DA INFORMAÇÃO COMO AGENTE MEDIADOR DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL

Jeronimo Rosário Tanan Pereira

Victor de Souza Ramos

Partindo-se do entendimento do conceito apresentado por Almeida Junior (2015), a mediação da informação deve ser realizada pelo profissional da informação. Dessa forma, não poderíamos evidenciar um processo de mediação da informação sem destacar o lugar desse profissional como agente mediador da informação.

Antes, porém, uma pausa no texto; é importante nos apresentarmos: de um lado, Jeronimo Pereira, graduado em Ciências Contábeis e doutorando em Ciência da Informação; do outro lado, Victor Ramos, graduado em Arquivologia, atuando em um escritório de contabilidade, e mestrando em Ciência da Informação, ambos discentes do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia. Nas nossas pesquisas acadêmicas, ainda em desenvolvimento, uma semelhança: a mediação da informação, implícita ou explícita, inclusive suas dimensões, no contexto dos dispositivos informacionais da Ciência Contábil.

Feita essa breve apresentação, voltamos ao nosso texto na perspectiva de destacar o profissional da informação como mediador da informação, ou seja, como aquele profissional que percebe a informação (no caso, a informação contábil) como um elemento transformador da sociedade. Para tanto, optamos por uma abordagem interdisciplinar entre a Ciência da Informação e a Ciências Contábeis, na qual serão elucidadas algumas noções, como por exemplo, o que é a informação contábil, o que é a mediação da informação contábil e o que são os dispositivos informacionais presentes no âmbito da contabilidade.

Ao discorrer sobre o que é informação contábil, entende-se que esta é um tipo de informação, de natureza específica e, portanto, produzida em contextos particulares, vinculada a princípios, normas técnicas e, como também elaborada para determinados fins. Amorim (2007) corrobora com isso ao acrescentar que a informação contábil possui natureza econômico-financeira, física e de produtividade, que altera o estado da arte do conhecimento dos usuários em relação a uma organização. Conduta, Santos Neto e Almeida Junior (2015) também vão ao encontro desse entendimento e, ainda, destacam que a informação contábil é uma ferramenta de comunicação da situação econômico-financeira da organização. Assim, ao destacar a relevância do que é informação contábil, compreende-se que é fundamental uma conscientização do processo de mediação da informação contábil para os usuários da mesma.

É importante ressaltar, então, que o processo de mediação da informação contábil, aqui fundamentada na conceituação de mediação da informação de Almeida Junior (2015), representa uma interferência do profissional da informação contábil, que objetiva: o uso desse tipo de informação e a modificação do estado cognitivo do usuário por meio da apropriação das informações geradas no contexto, com o intuito de que essa informação se torne insumo para as tomadas de decisões.

Vale apontar também que há, no ambiente da organização contábil, uma grande quantidade de informações que circulam e que precisam ser coletadas, analisadas e mediadas para que, assim, se estabeleça um diálogo entre os usuários e essas informações. Os profissionais da informação, nesse sentido, fazem jus ao papel de agente mediador da informação contábil, afinal tais profissionais, como reforçam Santos Neto e Almeida Júnior (2014), se preocupam com a mediação da informação e não somente com a “informação”.

Pressupostos técnicos e principiológicos da informação produzida pela Ciência Contábil contribuem com e potencializam as ações da mediação implícita e explícita da informação pelo profissional da mediação da informação, haja vista a existência de princípios fundamentais da Contabilidade e das características e atributos qualitativos da informação contábil (CFC, 2016), os quais representativos do processo evolutivo e político-dialético da produção e divulgação da informação nessa Ciência. Princípios e características que moldam os dispositivos informacionais da Ciência Contábil, que devem ser do conhecimento do mediador da informação contábil para que este possa realizar uma mediação consciente desse tipo de informação, de modo a viabilizar e potencializar a apropriação da informação pelos usuários da informação contábil.

Assim, se por um lado, os profissionais contábeis produzem o conteúdo informacional presente, por exemplo, nos relatórios e demonstrativos contábeis, por outro lado, os profissionais da informação veem tais relatórios e demonstrativos contábeis como dispositivos informacionais a serem apresentados em suas particularidades e complexidades aos usuários, para que estes se apropriem dos conteúdos neles contidos. Eles, os profissionais da informação, se preocupam com a mediação da informação, e não apenas com a informação registrada (ALMEIDA JUNIOR, SANTOS NETO, 2014).

Ao se atentar a isso, percebe-se um perfil profissional que mostra que os mediadores da informação contábil devem ter o compromisso de desenvolver ações conscientes de mediação da informação nas organizações. Ainda que sejam ações de mediação implícitas ou explícitas, quando a mediação da informação é realizada de maneira consciente, o profissional da informação contábil consegue fortalecer a mediação como ação transformadora que potencializa o processo de apropriação da informação pelo usuário. Ao tomar consciência desse processo, tanto o mediador quanto os usuários, no contexto da organização contábil, passam a atribuir valores à mediação da informação, o que contribuirá, por exemplo, para que as tomadas de decisões sejam realizadas.

Nesse sentido, Gomes (2020, 2021) traz a compreensão de que a mediação consciente da informação assegura a efetividade da ação mediadora, ressaltando que somente a mediação consciente pode, com o cuidado necessário, alcançar todas as dimensões da mediação da informação, favorecendo o desenvolvimento e o fortalecimento do protagonismo social.

Dessa forma, tendo em vista a grande quantidade de informações contábeis que são produzidas nas organizações de contabilidade, a presença de um mediador da informação que faça a interlocução entre usuários e tais informações é fundamental. A partir do conceito mais consolidado da Ciência da Informação a respeito da mediação da informação, evidenciamos que é o profissional da informação que deve ser o agente mediador da informação contábil.  Tais reflexões foram suscitadas, no texto, a partir da apresentação do conceito e da relevância da informação contábil para uma gama de usuários; do reconhecimento dos dispositivos informacionais presentes nas organizações, como é o caso das demonstrações contábeis; e do destaque que foi dado aos profissionais da informação, com perfil de mediadores conscientes da informação.

Por fim, é preciso pontuar que este texto não tem o intuito de fechar as discussões sobre quem é o agente da mediação da informação contábil nas organizações, mas sim estimular novos diálogos, inclusive com a Ciência Contábil, sobre a temática.

REFERÊNCIAS

ALMEIDA JÚNIOR, O. F. Mediação da informação: um conceito atualizado. In: BORTOLIN, S; SANTOS NETO, J. A; SILVA, R. J. (Orgs.). Mediação oral da informação e da leitura. Londrina: Abecin, 2015. p. 9-32.

ALMEIDA JÚNIOR, O. F.; SANTOS NETO, J. A. Mediação da informação e a organização do conhecimento: interrelações. Informação & Informação, Londrina, v. 19, n. 2, p. 98-116, maio/ago. 2014. Disponível em:  http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/16716. Acesso em: 10 jan. 2023.

AMORIM, A. D. G. A mediação da informação contábil sob a ótica da ciência da informação. 2007. Tese (Doutorado). Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-05072009-194611/pt-br.php. Acesso em: 10 jan. 2023.

CONDUTA, L. F.; SANTOS NETO, J. A; ALMEIDA JÚNIOR, O. F. O mediador da informação contábil e a competência em informação. In: Seminário Hispânico-Brasileiro de Pesquisa em Informação, Documentação e Sociedade, 4., 2015.  Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/298893580_O_MEDIADOR_DA_INFORMACAO_CONTABIL_E_A_COMPETENCIA_EM_INFORMACAO_THE_MEDIATOR_INFORMATION_MANAGER_AND_COMPETENCE_IN_INFORMATION. Acesso em: 7 jan. 2022.

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE (CFC). NBC TSP Estrutura conceitual – Estrutura conceitual para elaboração e divulgação de informação contábil de propósito geral pelas entidades do setor público. 2016. Disponível em: https://www1.cfc.org.br/sisweb/SRE/docs/NBCTSPEC.pdf Acesso em: 20 jan. 2023.

GOMES, H. F. Mediação da informação e suas dimensões dialógica, estética, formativa, ética e política: um fundamento da Ciência da Informação em favor do protagonismo social. Informação & Sociedade: Estudos, n. 4, v. 30, p. 1-23, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/57047/32516. Acesso em: 13 jan. 2023.

GOMES, H. F. Dimensão Ética da Mediação da Informação: eixo articulador das demais dimensões e o desafio do intelectual orgânico em favor do protagonismo social. International Review of Information Ethics, v. 30, p. 1-14, 2021. Disponível em: https://informationethics.ca/index.php/irie/article/view/393/425. Acesso em: 13 jan. 2022.
 

Jeronimo Rosário Tanan Pereira – E-mail: jeronimotanan@ufba.br 
Doutorando em Ciência da Informação do PPGCI/UFBA 
Orientado por: Henriette Ferreira Gomes

Victor de Souza Ramos – E-mail: victor_@outlook.com 
Mestrando em Ciência da Informação do PPGCI/UFBA 
Orientado por: Henriette Ferreira Gomes


   301 Leituras


Saiba Mais





Próximo Ítem

author image
PRÁXIS INFORMACIONAL COMO DISPOSITIVO DE CUIDADO
Junho/2023

Ítem Anterior

author image
A BASE DE DADOS PESQUISAS ARQUIVÍSTICAS BRASILEIRAS COMO DISPOSITIVO DE MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO
Março/2023