LITERATURA INFANTOJUVENIL


CANTOS PARA AS CRIANÇAS NO CARNAVAL


Antes do carnaval curti na casa da minha irmã o CD Carnaval Palavra Cantada e o meu maravilhamento me fez pensar em escrever nessa coluna a respeito da importância da música para as crianças, mas após o Carnaval tenho um elemento a mais para exaltar esse disco (posso falar assim ainda?), pois observei a reação de uma criança de 1 ano ao ouvi-lo.

Para quem não conhece a Coleção Palavra Cantada eu sugiro, como diz o poeta Murilo Mendes, fique de “olhar armado”. E essa recomendação não é apenas para quem tem filho não. É para todos aqueles que têm interesse na produção cultural brasileira. Para conhecer a coleção acesse: http://www.palavracantada.com.br/final/cds.aspx .

Tenho acompanhado e participado da formação do acervo dos meus sobrinhos-crianças e dos sobrinhos-adultos que também entram na folia. E no desejo que outras famílias curtam essa riqueza, aproveito para divulgar esse trabalho tão saudável. E para isso, resolvi entrevistar minha irmã, mãe do Pedro (6 anos) e Tiago (1 ano) que é formada em Educação Artística.

Mas antes disso, quero deixar vocês ouvirem um pouco a “voz” de Sandra Peres e Paulo Tatit a respeito do CD Carnaval Palavra Cantada: “o repertório do CD é composto por treze músicas, das quais 11 são inéditas. Partimos para as composições com o desafio de criar novas melodias e harmonias para um gênero que já faz parte do nosso inconsciente musical. Nessa seara tão previsível, como sermos um pouco originais?

Como fazer mais uma marchinha de Carnaval sem repetir os velhos modelos? Mas além de marchinhas fizemos também alguns sambas e frevos. Convocamos para as gravações nossa banda composta por Adriano Busko, Ari Colares, Daniel Ayres, Estêvão Marques e Julia Pittier, todos formados pela “Escola Superior de Percussão Brasileira” Bam Bam Bam e começamos a gravar as bases rítmicas”.

Mas vamos à entrevista com a minha irmã:

 

Sueli Bortolin: Você tem comprado CD para seus meninos?

 

Solange Bortolin: Sim, muitos. Para os meus meninos e meus alunos.

 

Sueli Bortolin: É fácil adquirir CD para as crianças na atualidade?

 

Solange Bortolin: Hoje, muito mais que há dez anos.

 

Sueli Bortolin: É apenas aparência ou há uma onda de criatividade despontando com mais intensidade nos produtos musicais infantis brasileiros?

 

Solange Bortolin: Pelo menos é o que parece estar acontecendo. Não sei se nos grandes centros como São Paulo e Belo Horizonte isto já acontecia, mas aqui em nossa cidade só tem chegado há pouco tempo.

 

Sueli Bortolin: Você pode me citar alguns CDs que as crianças não podem deixar de curtir?

 

Solange Bortolin: Nossa! “Meu Pé, Meu Querido Pé”, “Canções de Brincar”, “Canções Curiosas”, “Pé com Pé”, “Estica e Dobra...”, “Para Cantar na Escola” e agora “Carnaval Palavra Cantada”.

 

Sueli Bortolin: Outro dia você estava falando que o Tiago não pára quieto quando ouve o CD – Carnaval Palavra Cantada. Comente um pouco essa experiência:

 

Solange Bortolin: É bastante interessante como criança reage fisicamente à música. Seja ela de qual ritmo for, no entanto este Cd do Carnaval Palavra Cantada me chamou a atenção pela intimidade com que meu filho de 1 ano reagiu ao escutá-lo pela primeira vez. Ele brincava como se fosse, ou soubesse ser, um folião.

 

Sueli Bortolin: Compra-se mais porque há uma maior produção de CD para crianças ou há uma maior variedade de CD, então se vende mais? Isso é uma equação igual a da galinha – quem nasceu primeiro o ovo ou a galinha? Qual a sua avaliação?

 

Solange Bortolin: Acho que aqui ficaria melhor a comparação do biscoito: ele vende mais porque é fresquinho ou é fresquinho porque vende mais. Eu fico com a primeira opção. Não se comprava porque não se tinha para vender. Acho que foi mesmo uma necessidade criada pela pobreza musical que nos rodeava. A carência de quem lidava com esta faixa etária encontrou o poder criador dos músicos que, provavelmente, perceberam que este mundinho infantil estava abandonado.

 

 

Quer saber mais e ouvir algumas músicas acesse:

 

http://www.palavracantada.com.br/

 

http://www.palavracantada.com.br/final/Carnaval_Petrobras.aspx


   578 Leituras


Saiba Mais





Próximo Ítem

author image
BRINCANDO COM DICIONÁRIOS E O MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA
Março/2008

Ítem Anterior

author image
ARANHA CASTANHA E OUTRAS TRAMAS
Janeiro/2008



author image
SUELI BORTOLIN

Doutora e Mestre em Ciência da Informação pela UNESP/ Marília. Professora do Departamento de Ciências da Informação do CECA/UEL - Ex-Presidente e Ex-Secretária da ONG Mundoquelê.