DIAGNÓSTICO DA GESTÃO DO CONHECIMENTO EM ORGANIZAÇÕES
É importante que as organizações tenham um diagnóstico preciso dos fluxos informais existentes, de forma a mapear claramente os atores centrais para uma gestão do conhecimento eficiente.
Para isso, é necessário que os profissionais responsáveis pela gestão do conhecimento conheçam a situação da organização. Alguns pontos são extremamente importantes para o diagnóstico como, por exemplo:
a) As pessoas fornecem, quando solicitadas, explicações exaustivas sobre o seu saber ou fazer?
b) As pessoas compartilham conteúdos essenciais voltados ao negócio da organização?
c) As pessoas têm um comportamento positivo em relação ao uso de dados e informações?
d) Os sistemas de informação existentes na organização são eficientes, do ponto de vista da consistência e confiabilidade dos dados e informações?
e) As pessoas têm uma atitude voltada para a aprendizagem?
f) A organização conhece as competências e habilidades de cada um de seus colaboradores?
g) Existe uma cultura positiva em relação ao uso das tecnologias de informação e comunicação?
h) Existe a prática de documentar todas as atividades desenvolvidas na organização?
i) A organização propicia espaços integrados para o desenvolvimento das diferentes atividades?
j) As atividades são desenvolvidas em equipes ou individualmente?
k) Os fornecedores e clientes têm acesso ao sistema de informação da organização?
l) A organização incentiva, por meio de ações explícitas, a inovação?
m) As pessoas da organização têm relacionamento social ou apenas profissional?
n) As pessoas com mais tempo de atuação na organização, compartilham as experiências vivenciadas no passado?
o) Na organização existe a prática de avaliação?
p) As pessoas da organização debatem sobre questões de trabalho, seja face-a-face seja eletronicamente?
q) A organização premia boas idéias?
r) As pessoas têm consciência da importância de compartilhar o próprio conhecimento?
s) A organização utiliza ferramentas específicas para gerenciar conhecimento gerado pelas pessoas?
t) O conhecimento gerado pelas pessoas da organização são protegidos legalmente?
u) Os resultados obtidos, por meio do conhecimento gerado pelas pessoas da organização, são divididos entre as partes?
O diagnóstico deve ser realizado de modo a definir as estratégias da organização em relação a gestão do conhecimento, bem como priorizar as ações que contribuem para sua consolidação.
Esse processo deve iniciar-se com o planejamento da
gestão do conhecimento organizacional, portanto é a primeira atividade a ser
desenvolvida. A partir disso, a organização terá pleno conhecimento de sua
situação.