TRANSFORMAÇÃO E MARKETING DIGITAL


  • Esta coluna tem a proposta de convergir os temas tecnologias da informação e comunicação com o marketing digital, visando criar um novo momento de discussão para a inclusão sociodigital nas unidades de informação. Abordaremos temas como: mídias sociais, novas práticas de marketing, internet das coisas, big data, e muito mais em torno da evolução do usuário e do profissional na era digital?

EVOLUÇÃO E AVANÇOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL A PARTIR DO LANÇAMENTO DO CHATGPT

 

 

O 30 de novembro de 2022 virou uma data emblemática no contexto da inteligência artificial (AI), sendo o lançamento do ChatGPT o marco de uma série de impulsionamentos que vão desde a evolução do aprendizado de máquina à necessidade de se repensar questões éticas e de regulação da IA na sociedade.

Principais evoluções e áreas de avanço da IA após o Chat GPT

O lançamento do ChatGPT estimulou a evolução, principalmente, do aprimoramento de modelos de linguagem natural, assim como também o processamento de grandes volumes desses modelos. As aplicações que proliferaram com base em GPT "Generative Pre-trained Transformer" ou (transformador pré-treinado generativo) passaram a apresentar melhorias significativas na compreensão e geração de texto pela IA. Os modelos de linguagem como o Chat GPT passaram a interagir de forma mais qualificada, diversificada e com contextualização de conteúdos.

Também impactou na elaboração de modelos maiores e mais complexos, resultando em capacidades superiores e aprimoradas de processamento de linguagem natural. Modelos de grande escala, a partir do GPT-3, passou a apresentar uma escala massiva de parâmetros e consequentemente avanços consideráveis na geração de conteúdos escaláveis. Vale ainda destacar os avanços em aprendizado profundo por máquina e rede neurais artificiais. Nestes campos da IA houveram progressos contínuos em técnicas de treinamento e arquiteturas, com destaque para os aprimoramentos de algoritmos que tiveram avanços com relação a otimização e precisão.

Também houve avanço significativo em aplicações práticas de diversos setores com o Chat GPT, onde o expandiu a presença da IA em vários campos de aplicação e na indústria de diversos países. Os países que mais utilizam o ChatGPT são Estados Unidos (19.5%), Alemanha (5.9%), França (5.7%) e Índia (4.7%). O Brasil é o quinto país que mais utiliza o Chat GPT, desses 84% são homens. A pesquisa desenvolvida pela Semrush em 2023, e divulgada pela Forbes (2023) (1), aponta que as principais visitas foram feitas por jovens de 18 a 24 anos (35.3%) e jovens adultos de 25 a 34 anos (47.6%).

É notório que a partir do lançamento do ChatGPT, os modelos de IA passaram a apresentar uma maior compreensão contextual e maior capacidade de emulação de raciocínio. Com isso, as aplicações com base em GPT demonstram respostas mais precisas e informações mais próximas daquilo que se espera numa interação humana.

Avanços do ChatGPT para a sociedade

Os avanços impulsionados pelo GPT na sociedade têm impactado de maneiras variadas e significativas. Várias áreas têm buscado a utilização do GPT como proposta inovadora em seus negócios.

Alguns exemplos incluem o aprimoramento da experiência dos usuários, pois o ChatGPT proporciona uma experiência para lidar com a informação de forma intuitiva. Isso tem estimulado que interfaces de relação com o usuário explorem cada vez mais a personalização das buscas em ambientes informacionais digitais específicos

O uso de GPT também promete um progresso na automatização de tarefas de diversas organizações e aplicações, visando automatização de processos e redução de trabalhos repetitivos.

Não podemos deixar de chamar atenção para o avanço, no último ano, que tiveram as aplicações de IA no atendimento ao cliente e das tecnologias de tradução automática. Neste último destaca-se a SeamlessM4T, lançada pela META este ano como a primeira do mundo a ser multimodal, ou seja, trabalhar tanto com textos escritos quanto com áudio de falas.

GPT na educação

Também foi colocado em foco o uso do GPT em contextos educacionais e de aprendizagem. E nesse cenário tiveram avanços a tutoria e aprendizagem adaptativa, personalização da aprendizagem, avaliação e feedback automatizados, assim como também nas plataformas e no ensino a distância (Jinxiang, 2021). Não é de agora que muitas plataformas educacionais estão utilizando a IA com a proposta de coletar dados para oferecer aos usuários uma interação personalizada. Tais sistemas, quando agregado o uso do GPT, potencializam a capacidade de análise dos dados com a proposta de tornar o ensino-aprendizagem mais adaptado às necessidades individuais em contexto digital.

A plataforma Coursera tem utilizado IA em sistemas de recomendação objetivando personalizar o acesso aos seus cursos. A Carnegie Learning tem usado na tutoria inteligente e feedback instantâneo para seus estudantes em aprendizado na EAD.

Para finalizar, vale ainda colocar na conta deste 2023 da IA generativa, as inúmeras organizações que incorporaram o uso do ChatGPT em suas atividades e modelos de negócio; destacaremos as gigantes como a Microsoft que incorporou modelos de linguagem baseados em GPT-3 e 4 em algumas de suas ferramentas e produtos, a exemplo do BING Imagens. Também o Copy.AI que utiliza o GPT-3 em sua ferramenta de escrita assistida com a promessa de gerar conteúdo criativo. O criador de textos automáticos AI Dungeon que também utiliza o GPT-3 desenvolvimento de narrativas.

NOTA

1 - Leia mais em: https://forbes.com.br/forbes-tech/2023/05/brasil-ja-e-o-5o-pais-que-mais-usa-chatgpt-homens-representam-89-de-acessos/


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BARBARA COELHO

Doutora em Educação, mestrado e pós-doutorado em Ciência da Informação. Professora e pesquisadora da UFBA, onde coordena o Laboratório de Tecnologias Informacionais e Inclusão Digital (LTI Digital). Palestrante e autora dos livros Tecnologia e Mediação: uma abordagem cognitiva para inclusão digital, e Marketing Digital para Instituições Educacionais e Sem Fins Lucrativos.