A INFORMAÇÃO E O CONHECIMENTO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
A informação e o
conhecimento têm papel fundamental nos ambientes corporativos, porque todas as
atividades desenvolvidas, desde o planejamento até sua execução propriamente
dita, assim como o processo decisório, são apoiadas por informação e
conhecimento. Esse fato é conhecido dos gestores que, de certa forma, tentam,
por meio de sistemas informacionais, resolverem ou amenizarem as questões
inerentes à informação e ao conhecimento.
Primeiramente, é
importante compreender a organização como núcleo da sociedade, no sentido de que
ela congrega pessoas, sustenta a economia, gera empregos, profissionaliza e
especializa a atuação dos indivíduos, em suma, influencia
Compreende-se a
organização, por meio do enfoque sistêmico, de que é uma totalidade integrada através de diferentes níveis de
relações, sua natureza é dinâmica e suas estruturas não são rígidas, mas sim
flexíveis embora estáveis. Ela é resultante das interações e interdependência de
suas partes2, a informação e o conhecimento podem ser considerados
como o sangue que circula nesta estrutura.
O indivíduo corporativo gera, compartilha e usa informação e conhecimento
e, por meio dessas ações, alimenta a estrutura organizacional, que o
retroalimenta. Essa dinâmica é inerente ao indivíduo corporativo e à
organização. Daí a importância da informação e do conhecimento e da necessidade
de gerenciá-los eficientemente.
Para isso, é necessário que os gestores tenham clareza quanto aos
aspectos inerentes à informação e ao conhecimento. A gestão da informação e a
gestão do conhecimento são modelos de gestão que fornecem as condições
necessárias para gerenciar eficazmente esses dois elementos tão importantes para
a organização. No entanto, é preciso entender a gestão da informação e a gestão
do conhecimento na sua complexidade.
Para muitos gestores, gestão da informação e gestão do conhecimento
resume-se à implantação de uma tecnologia ou de várias tecnologias que darão
maior agilidade às questões informacionais, não observando outros elementos
fundamentais para esse gerenciamento, como por exemplo, a cultura
organizacional, a comunicação, a estrutura (formal e informal), a racionalização
(fluxos e processos), as redes de relacionamento etc. É um erro acreditar que a
gestão deve focar um único elemento, porquanto todos os elementos inerentes à
informação e conhecimento precisam fazer parte da
gestão.
Da mesma forma, é preciso ter clareza quanto ao papel da gestão da
informação e da gestão do conhecimento, pois são coisas diferentes, porém
complementares. Entende-se gestão da informação
como um conjunto de estratégias que visa identificar as necessidades
informacionais, mapear os fluxos formais de informação nos diferentes ambientes
da organização, assim como sua coleta, filtragem, análise, organização,
armazenagem e disseminação, objetivando apoiar o
desenvolvimento das atividades cotidianas e a tomada de decisão no ambiente
corporativo3. A gestão do conhecimento é
entendida como um conjunto de estratégias para criar, adquirir, compartilhar e
utilizar ativos de conhecimento, bem como estabelecer fluxos que garantam a
informação necessária no tempo e formato adequados, a fim de
auxiliar na geração de idéias, solução de problemas e tomada de
decisão4.
A informação e o
conhecimento, insumos do fazer organizacional, precisam ser mais bem
gerenciados, para isso os gestores devem ter um olhar macro das questões que
envolvem esses insumos, assim como devem perceber a complexidade que envolve as
organizações no mundo atual.
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1 MORIN, E. Introdução ao pensamento
complexo. Porto Alegre: Sulina, 2005.
120p.
2 CAPRA, F. O ponto de mutação. São Paulo: Cultrix, 2002. 28.ed.
p.260-61
3
VALENTIM, M. L. P. Inteligência competitiva em organizações: dado, informação e
conhecimento. DataGramaZero, Rio de
Janeiro, v.3., n.4, ago. 2002.