LITERATURA INFANTOJUVENIL


BEBETECA: UMA MATERNIDADE DE LEITORES

Mariana Senhorini

(Mariana foi minha orientanda no Curso de Biblioteconomia da UEL. Como seu trabalho de pesquisa, além de ter sido considerado de uma excelente qualidade, tratou de um tema inédito em nosso país, optei em abrir um espaço nessa coluna para que ela apresentasse aos leitores um gênero muito especial de biblioteca. Sueli Bortolin)

Muitas são as discussões sobre o incentivo à leitura devido à problemática existente em nossa sociedade, e várias destas discussões acontecem nesse espaço reservado aos colunistas. Então, fui convidada a apresentar um novo espaço de incentivo a leitura chamado Bebeteca.

O estudo deste espaço foi tema de meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e com ele pude perceber o quanto é importante o incentivo à leitura em bebês.

Afinal, o que é uma Bebeteca?

É uma biblioteca especialmente destinada aos bebês, seus pais e demais responsáveis a fim de trabalhar as possibilidades de leitura, envolvendo a criança no mundo lúdico, despertando primeiramente, o prazer e a paixão pela leitura. Por meio dessa atitude, é possível proporcionar maior convivência e familiaridade com o livro e a leitura, inserindo-os ao seu cotidiano.

A bebeteca também procura estimular nas crianças o gosto de estar no ambiente de uma biblioteca, contribuindo para formarem um conceito positivo deste espaço em nossa sociedade.

Não localizamos Bebetecas no Brasil, mas em pesquisas efetuadas na internet encontramos esse gênero de biblioteca em países como: Espanha, Colômbia, Chile, Portugal e Argentina.

Este trabalho, além de apresentar reflexões sobre aspectos como o desenvolvimento infantil e a participação dos pais neste período, define o perfil dos usuários da Bebeteca, os serviços que podem ser prestados a eles, propõe uma classificação para o acervo, espaço físico (sala de contos, cozinha, fraldário, etc.) entre outros aspectos que uma bebeteca precisa possuir.

A integração do bibliotecário na Bebeteca ultrapassa as atividades de organização e elaboração de atividades. O profissional precisa estar integrado com seus usuários e participar efetivamente, aguçando ainda mais seu perfil de educador, contribuindo com o nascimento de mais e mais leitores.

Sugestões de leitura sobre o tema Bebeteca:

BEBETECA: inculcale el amor por la lectura a tus bebés. Bogotá, 2002. Disponível em: http://www.terra.com.co/madres/hijos/12-11-2002/nota72261.html

ESCARDÓ, Mercê. B: bebeteca. Disponível em: <http://parets.org./article2.htm>

SENHORINI, Mariana. Bebeteca: prazer em conhecê-la. 2004. 87 f. TCC (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Estadual de Londrina. Londrina

 

Mariana Senhorini é bibliotecária. Contato: marianabib@yahoo.com.br


   416 Leituras


Saiba Mais





Próximo Ítem

author image
MONTEIRO LOBATO NO SÍTIO DO PICAPAU AMARELO
Abril/2004

Ítem Anterior

author image
A MÚSICA E OS LIVROS INFANTIS
Fevereiro/2004



author image
SUELI BORTOLIN

Doutora e Mestre em Ciência da Informação pela UNESP/ Marília. Professora do Departamento de Ciências da Informação do CECA/UEL - Ex-Presidente e Ex-Secretária da ONG Mundoquelê.