LITERATURA INFANTOJUVENIL


O PONTO "G" DA LEITURA

QUE GOSTOSURA!!!

Cá estou eu novamente envolvida com meus alunos do Curso de Biblioteconomia, que numa discussão em sala de aula me desafiaram a escrever um texto, para essa coluna, com o título - "O ponto G da Leitura".

A polêmica surgiu quando falávamos de "fruição literária" e do que isso significa. A palavra fruição, segundo o Dicionário Aurélio, deriva do latim fruitione e é "a ação ou efeito de fruir; Gozo [...]". Isso nos reportou as idéias de Freud (prazer estético), de Barthes (prazer do texto) e de Jauss (fruição estética), pois todos eles vinculam o ato de ler (diferentes linguagens) ao prazer e à satisfação.

E é assim que defendemos a leitura para a criança e o adolescente na escola, com Prazer, com Gosto e Gozo. Sem avaliações e cobranças, sem uma rotina didática e autoritária.

Na biblioteca também, pois o bibliotecário não pode esquecer que é responsável pela mediação da leitura, que num sentido genérico é a intermediação ou "ponte" entre o leitor e o texto. E precisa lembrar ainda, que sua "intervenção pode ampliar ou anular possibilidades, despertar ou adormecer sensibilidades, facilitar ou dificultar emoções" (PERROTTI, 1990, p.17). Como intermediário de leitura, encontra-se em uma situação privilegiada, pois tem nas mãos uma diversidade de suportes e a possibilidade de levar crianças e jovens a infinitas descobertas.

Sugestões de Leitura:

BARTHES, Roland. O Prazer do texto. São Paulo: Perspectiva, 1987.

JAUSS, Hans Robert. O Prazer estético e as experiências fundamentais da poiesis, aisthesis e katharsis. In: LIMA, Luiz Costa (Coord.). A Literatura e o leitor: textos de estética da recepção. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

PERROTTI, Edmir. Confinamento cultural, infância e leitura. São Paulo: Summus, 1990. (Novas Buscas em Educação, 38).


   903 Leituras


Saiba Mais





Próximo Ítem

author image
A CRIANÇA E A LEITURA DAS IMAGENS
Agosto/2003

Ítem Anterior

author image
HISTÓRIAS VERDADEIRAS
Junho/2003



author image
SUELI BORTOLIN

Doutora e Mestre em Ciência da Informação pela UNESP/ Marília. Professora do Departamento de Ciências da Informação do CECA/UEL - Ex-Presidente e Ex-Secretária da ONG Mundoquelê.