LEITURAS E LEITORES


PESQUISA NA ESCOLA: PROCEDIMENTOS INICIAIS

A seguir, apresento sugestões para estruturar a pesquisa na escola por meio da biblioteca escolar, a partir de um roteiro que poderá ser readequado de acordo com as necessidades de cada escola.

 

1 ANTES DE INICIAR A PESQUISA COM OS ALUNOS

 

- o professor de sala de aula seleciona o assunto.


- o professor entrega o roteiro da pesquisa para o regente de biblioteca/bibliotecário e solicita uma pesquisa prévia no acervo da biblioteca.


- é preciso dar um prazo de, no mínimo, três (03) dias para que o regente de biblioteca/bibliotecário selecione o material.


- após seleção do material, o regente de biblioteca/bibliotecário apresenta-o ao professor de sala de aula para que ele indique quais materiais serão utilizados.


- depois da análise, o regente de oficina de biblioteca separa o material para aguardar a vinda dos alunos para a pesquisa.

 

2 REALIZAÇÃO DA PESQUISA PELOS OS ALUNOS

 

- o professor apresenta aos alunos o assunto a ser pesquisado, de acordo com os seguintes procedimentos:

 

·        entrega e discussão do roteiro com os alunos;

·        pesquisa na biblioteca e/ou com os materiais da biblioteca;

·        após a pesquisa: o que será feito? Apresentação do que foi pesquisado? O professor deve esclarecer aos alunos como será essa etapa.


- cada aluno deverá receber por escrito, ou copiar do quadro, o roteiro para levar à biblioteca quando for realizar a pesquisar.

 

- caso os alunos não compreendam algum item do roteiro, é necessário que o professor esclareça-lhes.

 

- o professor explica ao aluno como lidar com o conteúdo, ou seja, o que se espera dele:

·        copiar o trecho que corresponda ao que se solicitou para pesquisar;

·        escrever com as próprias palavras (?): muitos professores usam essa expressão, mas ela se torna muito vaga para uma criança. É bom lembrar que alunos menores, nem sempre têm maturidade para fazer isso sem o acompanhamento de um adulto.  

·        Obs: a escola deve iniciar com procedimentos mais simples e depois ampliar para mais complexos. É preciso ensiná-los a lidar com os passos iniciais e, depois que estiverem mais autônomos naquilo que foi ensinado, exigir outros passos para a pesquisa.

 

- o aluno deve ser informado do horário que poderá usar a biblioteca.

 

- o aluno deverá levar os materiais necessários para realizar a pesquisa, ou seja, o caderno e o roteiro da pesquisa.

 

3 DEPOIS DA PESQUISA COM OS ALUNOS

 

- explicar quando deverá entregar a pesquisa/ou trazê-la para a sala de aula.

 

- deve estar claro para os alunos como será utilizado o que ele pesquisou. Toda pesquisa deve ser compartilhada entre os alunos. Não há sentido em fazer pesquisa sem compartilhar.

 

- estratégias pedagógicas (apresentação em grupo, discussão dos aspectos pesquisados, seminários, rodas de conversa etc.)

 


   339 Leituras


Saiba Mais





Próximo Ítem

author image
A SOCIEDADE LITERÁRIA E A TORTA DE CASCA DE BATATA
Maio/2010

Ítem Anterior

author image
DESAFIOS DA RELAÇÃO PESQUISA, ESCOLA E BIBLIOTECA ESCOLAR
Março/2009



author image
ROVILSON JOSÉ DA SILVA

Doutor em Educação/ Mestre em Literatura e Ensino/ Professor do Departamento de Educação da UEL – PR / Vencedor do Prêmio VivaLeitura 2008, com o projeto Bibliotecas Escolares: Palavras Andantes.