ESTRUTURAR EXPOSIÇÃO DE LIVROS NA BIBLIOTECA
Para se estruturar uma exposição temporária de livros na biblioteca, pública ou escolar, há pelo menos duas perspectivas iniciais em relação ao que oferecer:
- levar o visitante a conhecer (assunto, livros, autores) o que ele não conhece;
ou
- ampliar pontos de vista acerca do que será exposto para aquele que já conhece um pouco do assunto.
A seguir, alguns aspectos que podem servir de reflexão preliminar para se estruturar uma exposição:
1 Temática, objetivo e título
Um dos primeiros aspectos a se pensar numa exposição na biblioteca é a temática que a envolverá. A partir daí, realizam-se recortes para se chegar mais objetivamente ao desenho, ao enredo da exposição.
Constrói-se o objetivo da exposição, o que poderá responder a indagações tais como: refere-se a uma data especial da instituição? Tem a ver com a comemoração de um (a) autor (a)? Ou algum fato histórico ou cultural?
Também nesse período, delineia-se um título temporário, pois à medida que se for organizando a exposição, o título poderá adquirir nuances e mudanças.
2 Equipe e orçamento
Outro aspecto que auxilia a estruturar essa primeira etapa é pensar na equipe que poderá compor o trabalho. Cada instituição, de acordo com seu tamanho, terá esta ou aquela equipe para executar o trabalho. Entretanto, é preciso prospectar: quem agregar? Com quem contar: pessoal interno, pessoal externo?
É importante pensar na equipe da forma mais diversa possível: bibliotecários, técnicos, profissionais de programação visual, redatores, revisores, pessoal de manutenção e de informática etc. E definir o tempo que vai durar a exposição bem como os horários em que ela estará aberta ao público.
Outro aspecto relevante é o orçamento. Qual será o valor disponível para a proposta? É a partir disso que se pode prospectar recursos, material e instrumentos que serão utilizados na exposição.
Pequenas bibliotecas podem não dispor de verbas, mas precisam apresentar um suporte mínimo para, por exemplo, imprimir materiais como etiquetas.
3 Acervo ou material expositivo
Qual será o acervo a ser utilizado para a exposição: próprio da instituição ou externo? De outra instituição ou de uma coleção particular?
Se o acervo for da própria instituição é preciso manuseio para a seleção das obras ou de aspectos delas que serão evidenciados tais como: importância histórica ou literária; se é um acervo geral, ou acervo específico/especial; se haverá destaque de alguma perspectiva dentro das obras selecionadas, por exemplo.
4 Enredo: informação complementar às obras e material para divulgação
O enredo é a história que será contada, ou seja, trata-se de uma narrativa expositiva que terá começo, meio e fim.
Após a seleção do material a ser utilizado, começa-se uma leitura mais detalhada da temática da exposição. Por isso, as pessoas que compõem a organização devem ter conhecimento e ou procurar conhecedores que darão diretrizes para se buscar nos documentos selecionados aspectos que interessam ao conjunto que será exposto.
Ainda nessa etapa, selecionam-se trechos de obras, delineiam-se informações que poderão dar suporte aos textos informativos que acompanharão a exposição. E, nesse contexto, estrutura-se o material que será produzido para a divulgação impressa, on-line ou para divulgar na imprensa.
Importa lembrar: todo material escrito a ser utilizado na exposição não poderá prescindir da revisão de língua portuguesa.
5 Espaço, identidade gráfico-visual e equipamentos
Após estabelecer temática, equipe, orçamento, volta-se para o espaço onde será montada a exposição. Há bibliotecas que já contam com um espaço destinado para os eventos, outras têm de encontrá-lo em seu ambiente, em conjunto com as demais atividades cotidianas que ocorrem na instituição.
É preciso criar ambiência específica para destacar a exposição, para chamar atenção do usuário que cotidianamente está por ali. Portanto, criar outra composição visual, organização gráfica do espaço também contribui para isso.
Iluminação e ventilação são aspectos que devem ser levados em conta na hora de se definir o espaço da exposição. Além disso, é fundamental estruturar o “caminho” para o visitante, ou seja, estabelecer o trajeto da exposição para se ter noção do fluxo de pessoas, por onde iniciará e terminará a visita.
O trajeto do que será exposto está intrinsicamente ligado aos equipamentos e mobília que serão usados (mesas expositivas, estantes, equipamentos de informática, apoio para livros, suporte para banner etc.).
6 Desenho da exposição
A partir do que já foi estabelecido para a exposição de livros é preciso estruturar visualmente o desenho da exposição no espaço, antes da montagem. Assim, estabelece-se que obra terá destaque especial e quais serão as secundárias.
7 Montagem, acabamento e desmontagem da exposição
A exposição temporária tem o seu prazo estabelecido e, portanto, quem a organiza (a depender do tamanho e da instituição) deverá definir um prazo anterior para montagem, por exemplo, pelo menos três dias antes da abertura ao público (em instituições que têm espaços próprios para expor).
O prazo anterior é importante, pois ao montar exposições sempre haverá ajustes a serem realizados.
Outro aspecto fundamental é o acabamento da exposição, por exemplo:
- contar com colaborador (a) para o transporte e a organização da mobília, quando for necessário;
- a montagem com simetria onde exige simetria;
- o cuidado com o acabamento das mesas expositivas;
- retoques em etiquetas ou outros materiais com linguagem escrita ou visual;
- sinalização do piso quando estabelecer limite para o visitante chegar à mesa expositiva ou a um quadro.
A organização para a desmontagem da exposição é tão importante quanto a montagem, por isso é inecessário estabelecer a equipe que participará dessa etapa.
8 Orientação dos funcionários e ou responsáveis para organizar exposição
Após a montagem, há uma dinâmica que nem sempre acontece nas instituições. Deve-se oportunizar que a equipe da biblioteca, em especial aqueles (as) responsáveis cotidianamente pelo atendimento do público, visitem a exposição.
Essa visita didática com os funcionários transforma-se numa atividade de aprendizado da equipe para aquela e para outras exposições. Por isso, planeje uma fala rápida para contextualizar aquele projeto para a instituição e, ao mesmo tempo, objetivamente explicitar o que se espera de cada funcionário, de como cada um (a) poderá contribuir, direta ou indiretamente, ao desenvolvimento naqueles dias de exposição.
Cada instituição tem suas peculiaridades, tamanho, orçamento e pessoal com quem pode contar. Por isso, os aspectos anteriormente elencados podem variar de biblioteca para biblioteca. Ainda assim, crê-se que eles dão a perspectiva inicial para se organizar esse trabalho.