GERAL


GOVERNO CRIA A CAPES DA EDUCAÇÃO BÁSICA


O presidente Lula lança projeto de lei, nesta quarta-feira (11/10), criando dentro da Capes um órgão similar destinado a promover o aperfeiçoamento de professores do ensino básico (a etapa que antecede ao ensino superior)

 

Desta forma, a Capes, criada em 1951, tradicionalmente voltada para a educação superior, agora também se ocupará da educação básica, nas áreas fundamentais de promoção, financiamento e avaliação.

 

A criação de uma Capes para a educação básica tem sido proposta pela SBPC, sempre preocupada com a necessidade de se melhorar em grande escala o apoio ao ensino fundamental e médio.

 

A “nova” Capes, localizada dentro da velha e boa Capes, que todos conhecemos, terá recursos próprios, começando com os R$ 172 milhões alocados à Universidade Aberta, que ficará sob sua jurisdição.

 

O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse ao “JC e-mail” que se trata de “uma virada” no enfoque da questão educacional, pois o tema agora será necessariamente examinado com visão sistêmica, uma necessidade que se impõe.

O projeto da “nova” Capes chegará ao Congresso Nacional para ser examinado em regime de urgência.  (JMF)


Divulgado por Eliete Vasconcelos – Enviado para “Comunidade UEL” em 16/10/2006

   69 Leituras


Próximo Ítem

author image
LEITURA É A QUARTA PREFERÊNCIA DO GAÚCHO EM MOMENTOS LIVRES
Dezembro/2006

Ítem Anterior

author image
PROJETO VAI LIBERAR R$ 755 MILHÕES DO FUST
Novembro/2006



author image
OSWALDO FRANCISCO DE ALMEIDA JÚNIOR

Professor associado do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP/Marília. Doutor e Mestre em Ciência da Comunicação pela ECA/USP. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação da UFCA- Cariri - Mantenedor do Site.