UNESCO LANÇARÁ BIBLIOTECA DIGITAL ABERTA DE JOGOS TRADICIONAIS
A UNESCO e a empresa chinesa Tencent Technology Company Limited vão desenvolver, a partir de 2016, uma "Biblioteca Digital Aberta de Jogos tradicionais", que utilizará as ferramentas tecnológicas, disse hoje à Lusa fonte daquela agência da ONU.
Em declarações à Lusa, Davide Storti, do departamento de comunicação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), disse que o projeto pretende utilizar as Tecnologias de Informação e Comunicação para recolher, preservar digitalmente e divulgar informações sobre os jogos tradicionais em todo o mundo.
"O objetivo do projeto é duplo: na primeira fase, a UNESCO vai desenvolver uma metodologia e diretrizes para a identificação, coleta, inventariação de jogos tradicionais em todo o mundo, tendo também em conta outras iniciativas relevantes em curso. Por outro lado, em parceria com a Tencent, irá desenvolver uma estratégia de Tecnologias de Informação e Comunicação, e ferramentas para a preservação digital e disseminar informações sobre estes jogos tradicionais, com o objetivo de salvaguardar esse conhecimento como um património vivo do domínio público", resumiu Davide Storti.
A parceria foi anunciada em Pequim pelo diretor da Divisão de Sociedades do Conhecimento, Comunicação e Informação da Unesco, Indrajit Banerjee, e o vice-presidente da Tencent Technology Company Limited, Edward Cheng, durante um evento que contou com a participação de mais de 500 meios de comunicação e profissionais de Tecnologias de Informação.
Na ocasião, Edward Cheng, que descreveu a iniciativa conjunta com a UNESCO como "uma viagem e uma aventura", considerou que "os jogos tradicionais refletem a sabedoria e vitalidade das nações e das pessoas".
Para o responsável da UNESCO, além de "proteger esse conhecimento tradicional como um património vivo do domínio público", o projeto visa "reduzir a exclusão digital e promover a aproximação das culturas".
RTP - 02/04/2015
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