GERAL


SIGILO QUEBRADO


Claudio Júlio Tognolli

 

Abertas informações sobre busca de FBI em biblioteca

 

A juíza da Suprema Corte dos Estados Unidos, Ruth Bader Ginsburg, determinou a imediata abertura dos registros de uma batalha jurídica travada entre investigadores de terrorismo do FBI, a Polícia Federal americana, e bibliotecários de Connecticut.

 

Em vez de usar um mandado judicial, os agentes empregaram uma carta de preceitos de segurança nacional para vasculhar, no ano passado, dados no computador de uma biblioteca em Connecticut. As cartas de segurança nacional em geral facultam que membros do Executivo, quase sempre do FBI, obtenham dados sobre terrorismo em investigações mesmo que não haja decisão judicial ou autorização de um Júri.

 

Os quatro bibliotecários, que receberam as ordens do FBI, resistiram. Na Corte, foram representados pela poderosa entidade de defesa de direitos civis, a American Civil Liberties Union (ACLU).

 

Os bibliotecários foram até proibidos de saber os motivos do material ter sido solicitado. O FBI lutou para que o caso corresse em sigilo, assim como todos os seus desdobramentos judiciais. A juíza expediu a abertura do material em litigância para a Segunda Corte de Apelação dos Estados Unidos, em Nova York.

 

Na quinta-feira (3/8), soube-se que a carta de segurança nacional vindicava a descoberta de quem digitou e remeteu dados, em 15 de fevereiro de 2005, por 45 minutos, de um computador da biblioteca. Houve a alegação de que o manuseio do computador guardava sinais de uma “ameaça potencial”.

 

* por Claudio Júlio Tognolli, com informações do site Find Law e agências de notícias.


Fonte: Revista Consultor Jurídico, 4 de agosto de 2006
Divulgado por Rosalvio Sartortt – Enviado para “bibliotecários” em 06/08/2006

   235 Leituras


Próximo Ítem

author image
APPEL DE BIBLIOTHÉCAIRES DU LIBAN AUX CONGRESSISTES DE L’IFLA RÉUNIS À SÉOUL DU 20 AU 24 AOÛT 2006
Agosto/2006

Ítem Anterior

author image
CAPES VAI DIVULGAR NA INTERNET AS 50 MIL TESES E DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS EM 2006
Agosto/2006



author image
OSWALDO FRANCISCO DE ALMEIDA JÚNIOR

Professor associado do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP/Marília. Doutor e Mestre em Ciência da Comunicação pela ECA/USP. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação da UFCA- Cariri - Mantenedor do Site.