PRIMEIRA PÁGINA


GOOGLE


Os criadores do popular sítio de buscas da internet foram buscar um nome para sua criação na história recente da Matemática e o encontraram na palavra googol que foi criada em 1930 para designar um número formado por um 1 seguido de cem zeros.

O matemático estadunidense Edward Kasner considerou que era bom contar com um nome para um número tão grande e pediu a seu sobrinho de nove anos que o inventasse, prometendo-lhe que muita gente o usaria. O garoto propôs googol, que desde então foi amplamente usado pelos matemáticos em todas as línguas. Kasner contou posteriormente que seu sobrinho lhe propôs depois um nome para um número inimaginavelmente mais grande: um 1 seguido de um googol de zeros, que se chamaria googleplex.

A empresa Google confirma que seu nome se inspira na palavra inventada há quase oito décadas e precisa que o termo “reflete a missão da companhia de organizar a imensa quantidade de informação disponível na web e no mundo”.

Divulgado por Dimas – Enviado para “bibamigos” em 30/05/2006

   57 Leituras


Próximo Ítem

author image
PÚBLICO ESCOLHE J. K. ROWLING
Julho/2006

Ítem Anterior

author image
ENCONTRADO NA CHINA DEVER ESCOLAR DE 1.200 ANOS
Junho/2006



author image
OSWALDO FRANCISCO DE ALMEIDA JÚNIOR

Professor associado do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP/Marília. Doutor e Mestre em Ciência da Comunicação pela ECA/USP. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação da UFCA- Cariri - Mantenedor do Site.