AO PÉ DA ESTANTE


AO PÉ DA ESTANTE… DESCOBRE ESCRITORA, EX-COBRADORA DE ÔNIBUS


Mudando de rumo, vamos ao encontro de Sonya Silva, autora de livros infantis, nascida na cidade do Rio de Janeiro, no Rio Comprido, bairro da Zona Norte. Ela se lançou como escritora no ano de 2000, quando trabalhava como cobradora de ônibus. Essa combinação - escritora/cobradora de ônibus - inusitada para os padrões brasileiros, despertou o interesse da mídia em geral, fazendo com que seu carisma pessoal e história de vida muitas vezes chamassem mais a atenção do que as aventuras de seus personagens. Aposentada desde setembro de 2014, atualmente Sonya se dedica inteiramente a escrever e a tentar lançar no mercado suas novas histórias e a divulgar as antigas.

De 2000 a 2012 foram lançados cinco títulos, sempre por editoras de pequeno porte, alguns sob o patrocínio de amigos e outros da empresa em que Sonya trabalhava. São eles, em ordem cronológica: O anjo de chocolate (2000) e Arroz e Feijão em missão especial (2003), ambos reeditados, respectivamente, em 2007 e 2011; Animais sim, irracionais nunca! (2005), A travessura de Lau (2011) e o Aventuras no Castelo Arco-Íris (2012), o único em cores.

O anjo de chocolate conta a história de uma família pobre, que sofre com o problema do pai alcoólatra. No Natal, o filho mais velho, Naldo, esculpe um anjo em uma barra grande de chocolate que pedira de presente. Aos poucos, o menino faz do anjo seu amigo e confidente, e muitas surpresas acontecem. Este foi o livro de maior sucesso de Sonya, tendo inspirado um vídeo-documentário sobre a vida da escritora, lançado em 2013.

Arroz e Feijão em missão especial foi escrito em homenagem ao seu filho, Rodrigo, que não suportava comer legumes. Conta como os amigos Arroz e Feijão conseguiram que as crianças passassem a "curtir" os legumes e as verduras, tanto quanto o bife e a batata-frita. Trata-se de uma história meio surreal, com informações sobre alimentação, saúde e higiene, passadas de modo divertido.

Em Animais sim, irracionais nunca!, história inspirada em uma briga desenfreada a que a autora assistiu na TV, entre dois times de futebol, Sonya mostra como um reino onde imperam a violência e a desarmonia aos poucos se transforma, graças às sábias decisões do Rei Leão e à colaboração de seus súditos.

Com A travessura de Lau, a autora faz uma pequena brincadeira de suspense com seus leitores. Certa manhã, um caminhão de mudança chega a um bairro, trazendo Vó Vivi, meiga senhora, que sem querer provoca um alvoroço tremendo entre crianças e adultos da vizinhança.

Em Aventuras no Castelo Arco-Íris, um rei mandão, arrogante e caloteiro chamado Laí resolve enganar Cataporina, bruxa vingativa. Aí, coisas muito ruins acontecem. Ainda bem que a história conta com um bruxinho bondoso, um jovem príncipe e uma princesinha sensível!

Cada um desses contos envolve o leitor-mirim, mas também os adultos de qualquer idade, em um clima gostoso, em que imperam a força da união, a recompensa pelo esforço, além de boas doses de fantasia e muito humor.

Que tal embarcar neste "ônibus-biblioteca" de Sonya Silva? Para tanto, basta entrar em contato com a própria autora, pelo telefone (21) 2442-4428.


   239 Leituras


Saiba Mais

 
 
 
 
 




Próximo Ítem

author image
AO PÉ DA ESTANTE... EM FLORENÇA
Outubro/2015

Ítem Anterior

author image
AO PÉ DA ESTANTE... NA PALESTINA
Agosto/2015



author image
SARASVATI

Nascida e criada na Índia, estudou na Universidade de Madras, morou em Goa (onde aprendeu português) e viajou pelo mundo em busca de autores e compositores diferentes. Apaixonada pela música brasileira, fixou-se em São Paulo, pela convivência pacífica entre religiões as mais diversas.