GESTÃO DO CONHECIMENTO E CRIATIVIDADE VISANDO A COMPETITIVIDADE ORGANIZACIONAL
A criatividade pode ser fomentada entre as pessoas da organização, uma vez que existem diferentes mecanismos que estimulam o desenvolvimento desta habilidade individual.
Primeiramente, é importante mencionar que qualquer pessoa tem grande potencial criativo, mesmo que não tenha o hábito de utilizar esse recurso para desenvolver suas atividades ou tomar decisão no dia-a-dia. Em segundo lugar, a organização precisa tomar para si essa responsabilidade e dar condições aos indivíduos da organização, aprenderem a usar esse recurso, bem como terem consciência dessa habilidade.
A informação é alicerce para o processo criativo. Todo e qualquer processo criativo, seja uma idéia, uma decisão ou uma inovação, apoiá-se em informação. É a partir dela que é possível ao indivíduo conhecer, refletir e gerar algo criativo, novo.
A gestão do conhecimento é um dos instrumentos corporativos que propicia e estimula o desenvolvimento de um ambiente organizacional criativo. Entende-se gestão do conhecimento como um conjunto de estratégias para construir, externalizar, socializar, internalizar e reconstruir ativos de conhecimento em organizações.
A criatividade organizacional necessita de espaços próprios, que integrem as pessoas e permitam a troca de conhecimento. Esse movimento de socializar/internalizar ativos de conhecimento, promove entre os indivíduos maior dinâmica, maior clareza, maior segurança. Esses elementos juntos desenvolvem a mente criativa.
A partir de uma ou várias informações recebidas, o indivíduo as internaliza, e as processa. A reflexão, segunda etapa desse processo, é realizada individualmente. Essa ação aproveita parte do conhecimento acumulado pelo indivíduo e estabelece conexões com o novo. O indivíduo pode, a partir disso, gerar um novo conhecimento. São ações que requerem tempo e dedicação pessoal.
No ambiente corporativo criativo, essas ações podem ser desenvolvidas em equipes. A socialização/internalização ocorre em conjunto, a reflexão individual passa a ser compartilhada em tempo real. Ninguém tem medo do ridículo, ninguém tem medo de expor suas idéias, suas incertezas, suas percepções etc.
A atitude de cada pessoa é importante: o respeito, a atenção, saber ouvir, saber calar, enfim buscar a interação é fundamental para o processo criativo.
O processo criativo é realizado em diversas etapas,
pode-se citar dentre elas:
Etapa 1: Trocar idéias com liberdade, sem
censura;
Etapa 2: Refletir sobre as possibilidades sem pensar nos
obstáculos;
Etapa 3: Olhar criticamente os possíveis resultados;
Etapa 4:
Socializar as dúvidas/incertezas;
Etapa 5: Escolher o que acredita ser o
melhor para a organização com segurança.
Para que a organização seja criativa, precisa contar com uma cultura e clima organizacional positivo em relação ao uso da informação (cultura informacional), assim como necessita contar com a comunicação informacional ativa e assimilada pelas pessoas. Sem isso, dificilmente será possível, mesmo com espaços próprios para o desenvolvimento da criatividade, implementar algo neste nível.
As pessoas são a essência para que o processo
criativo seja um fato e não um plano corporativo.